Blog Jaltest Português

Cojali Group

Cojali Group

jueves, 28 de abril de 2016

ETM (Electronic Test Module)

Os sistemas de freio ABS asseguram uma ótima travagem em qualquer situação que possa ocorrer quando o veículo está em funcionamento, conseguindo uma travagem mais eficaz, quanto às circunstâncias de carga, aderência e velocidade, ás que se encontre em cada momento. Além disso, são capazes de reagir, ativando o sistema de freios, mesmo antes de que o motorista do caminhão pise o pedal do travão, frente a qualquer perigo ou obstáculo que poderá ser encontrado na estrada.

As reparações destes sistemas de freios em veículos comerciais são cada vez mais complexas. Por esta razão, é necessária tanto a formação do profissional da oficina como ter as ferramentas necessárias para um bom diagnóstico da falha, e uma reparação mais rápida e confiável.

Às vezes, não ter os meios necessários para enfrentar este tipo de reparações pode levar à substituição de componentes do sistema sem estarem danificados. Isto implica custos desnecessários no processo de reparação, tanto de material como de horas de trabalho.

Jaltest proporciona mais ajuda para o sector profissional com a sua ferramenta inovadora ETM (Electronic Test Module), para o diagnóstico dos componentes destes sistemas, tais como:
  • Moduladores de freio simples
  • Moduladores de freio duplos
  • Módulos controle reboque
  • Sensores de desgaste de pastilhas
  • Sensores de velocidade das rodas

ETM


Com o ETM pode ser diagnosticado individualmente, sem ter de removê-los do veículo, os componentes acima descritos, sem conexão à unidade de controlo EBS, para ver se o problema surge a partir da unidade de controlo, instalação elétrica ou de alguns destes componentes periféricos do sistema.

Verificação no veículo de módulo duplo de freio de Renault Premium DXI


Com o equipamento ETM, é possível verificar o estado real de moduladores de freio de sistemas EBS e descobrir, com uma confiabilidade de 100%, se um modulador está com defeito ou não, como a verificação de sensores de desgaste ou sensores de velocidade com os seus cabos específicos para cada sensor. Isso faz com que os custos de reparação diminuem e apenas os componentes que realmente estão danificados sejam substituídos.

Esquema básico de conexão
Com o ETM e uma fonte de alimentação pneumática se também tem um banco de verificação, externo ao camião, com o qual possa verificar todos os moduladores do sistema EBS, o que garante um perfeito funcionamento do componente antes da montagem no veículo.

Verificação com ETM de um modulador EBS duplo fora do veículo   
  

Em suma, com esta ferramenta de Jaltest a oficina vai ganhar em termos de fiabilidade e economia, quando se trata da reparação de sistema de freio EBS.

Damián Muñoz
Departamento de Assistência Técnica

No hay comentarios:

Publicar un comentario