Os sistemas
de freio ABS asseguram uma ótima
travagem em qualquer situação que possa ocorrer quando o veículo está em
funcionamento, conseguindo uma travagem mais eficaz, quanto às circunstâncias
de carga, aderência e velocidade, ás que se encontre em cada momento. Além
disso, são capazes de reagir, ativando o sistema de freios, mesmo antes de que
o motorista do caminhão pise o pedal do travão, frente a qualquer perigo ou
obstáculo que poderá ser encontrado na estrada.
As reparações
destes sistemas de freios em veículos
comerciais são cada vez mais complexas. Por esta razão, é necessária tanto
a formação do profissional da
oficina como ter as ferramentas necessárias para um bom diagnóstico da falha, e uma reparação mais rápida e confiável.
Às vezes, não
ter os meios necessários para enfrentar este tipo de reparações pode levar à
substituição de componentes do sistema sem estarem danificados. Isto implica
custos desnecessários no processo de reparação, tanto de material como de horas
de trabalho.
Jaltest proporciona mais ajuda para o sector
profissional com a sua ferramenta inovadora ETM (Electronic Test Module), para o diagnóstico dos componentes
destes sistemas, tais como:
- Moduladores de freio simples
- Moduladores de freio duplos
- Módulos controle reboque
- Sensores de desgaste de pastilhas
- Sensores de velocidade das rodas
ETM
Com o ETM pode ser diagnosticado
individualmente, sem ter de removê-los do veículo, os componentes acima
descritos, sem conexão à unidade de
controlo EBS, para ver se o problema surge a partir da unidade de controlo,
instalação elétrica ou de alguns destes componentes periféricos do sistema.
Verificação no veículo de módulo duplo de freio de Renault Premium DXI
Com o equipamento ETM, é possível verificar o
estado real de moduladores de freio de sistemas
EBS e descobrir, com uma confiabilidade de 100%, se um modulador está com
defeito ou não, como a verificação de sensores de desgaste ou sensores de
velocidade com os seus cabos específicos para cada sensor. Isso faz com que os
custos de reparação diminuem e apenas os componentes que realmente estão
danificados sejam substituídos.
Esquema básico de conexão
Com o ETM e uma fonte de alimentação
pneumática se também tem um banco de verificação, externo ao camião, com o qual
possa verificar todos os moduladores do sistema EBS, o que garante um perfeito funcionamento do componente antes da
montagem no veículo.
Verificação com ETM de um modulador EBS duplo fora do veículo
Em suma, com
esta ferramenta de Jaltest a oficina
vai ganhar em termos de fiabilidade e economia, quando se trata da reparação de
sistema de freio EBS.
Damián Muñoz
Departamento de Assistência Técnica
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